Educação Infantil

Educação Infantil

Nos primeiros anos de vida, a criança deve ser estimulada a aprender, pensar, cooperar e conviver em ambiente saudável, especialmente preparado para ela. Nosso objetivo é propiciar uma educação que facilite oportunidades de desenvolvimento da identidade, da autonomia, de diferentes competências de cada aluno por meio da organização de um ambiente educativo que privilegia interações, brincadeiras e experiências de aprendizagem.

O material didático inovador adotado possui a mais alta qualidade gráfica, premiada nacionalmente. Na sua concepção, abordamos diferentes linguagens que estimulam o raciocínio, a construção de conceitos científicos, e a socialização. São pesquisas, jogos, passeios, brincadeiras e atividades diferenciadas que fazem de cada aula uma descoberta, e de cada dia uma oportunidade para seu filho desenvolver-se e conquistar conhecimentos.

Educação Infantil

Objetivos

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O trabalho com a Educação Infantil na UIRB tem como objetivo promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças por meio de experiências lúdicas, interativas e construtivas norteadas por princípios de aprendizagem e pelo trabalho didático organizado por campos de experiências.

Nesse sentido, a criança de até 5 anos, ao frequentar Educação Infantil da UIRB, aprenderá a:

  • Consolidar a identidade – viver todas as dimensões do próprio eu, estar bem, estar segura no seu próprio fazer e sentir, conhecer-se e ser reconhecida como uma pessoa única;
  • Desenvolver a autonomia – ter confiança em si e nos outros; provar a satisfação no saber fazer sozinha e no pedir ajuda, quando não sabe; expressar sentimentos e emoções, tomar decisões e assumir as suas consequências;
  • Desenvolver competências – jogar, mover-se, manipular, ter curiosidade, fazer perguntas, refletir sobre a própria experiência, observar propriedades, quantidades, características, fatos, escutar e compreender narração e discurso, recontar fatos vividos, reproduzir papéis sociais no jogo do faz de conta, etc.;
  • Viver as primeiras experiências de cidadania – ter consciência da necessidade das regras de convivência; exercitar o diálogo, que é fundamentado na reciprocidade da escuta; reconhecer e respeitar as diversidades; ter ciência de seus direitos e deveres, e dos direitos e deveres do outro; respeitar o ambiente e a natureza.

Projetos Pedagógicos - Educação Infantil

Lanche saudável

O projeto Lanche Saudável tem como objetivo promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa. Incluímos em nosso cardápio frutas, verduras e legumes. As crianças participam de todas as etapas, começando com a higienização dos alimentos até o preparo, finalizando com a degustação de sucos, vitaminas, bolos, patê e purê. Todos preparados por elas.

Sexta Teatral

As crianças, desde cedo, praticam ações dramáticas, e o que de início parece ser uma simples imitação, gradativamente vai se ampliando para a ação dramática, e com o projeto Sexta Teatral na Educação Infantil garantimos esse desenvolvimento trabalhando com as quatro linguagens da Arte: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O projeto promove experiências de expressividade, onde personagens ganham vida e interagem uns com os outros, se tornando um importante exercício de socialização.

Estimulação Sensorial

Atividade focada na incorporação e engajamento dos sentidos. Ela é uma parte essencial do desenvolvimento da criança, pois a ajuda a descobrir e desenvolver o conhecimento de seu corpo e como ele se relaciona com o mundo. Através desta atividade lúdica promovemos a sensibilidade, saúde física e mental, socialização e muita diversão, tudo respeitando o tempo certo de cada idade.

Projeto Mascote da Sala

Com objetivo de estimular o interesse das nossas crianças e com o intuito de incentivarmos o cuidado, atenção e responsabilidade, desenvolvemos o projeto Mascote da Sala, onde nossas crianças participam de todas as etapas do projeto, criação e escolha do nome do mascote (jabuti). Desta forma tornamos a aprendizagem significativa e desenvolvemos vínculos de pertencimento ao grupo, organização e compromisso com bens coletivos. Cada criança receberá a visita da mascote conforme atividade através de sorteios e levará juntamente com ela uma folha de registro, que será construída com os pais a partir da sua criatividade e imaginação, relatando os momentos passados juntos com a mascote.

Vivendo Valores

Acreditamos que o processo educativo deve levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro. Diante disso, realizamos um trabalho interdisciplinar ressaltando a importância que tem a educação para a cidadania e enfatizando o aprendizado de valores morais e boas maneiras. Resgatamos com nossas crianças valores como: respeito, amor, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao meio ambiente e patrimônio público, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida na escola, na família e na sociedade.

Brincando como Antigamente

Para resgatar o conhecimento de brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância de outrora, sem as telas de computadores e portáteis, elaboramos o projeto Brincando como Antigamente, onde as brincadeiras são entendidas como um momento de trocas, respeito mútuo e o aumento do repertório infantil, proporcionando às crianças e familiares momentos de convivência saudável, criativa e socialização.

Além de garantir e proporcionar espaço para o imaginário, possibilitando a integração e elaboração de regras e o desenvolvimento de uma série de competências, tais como o uso criativo do corpo na produção e vivência de jogos imaginários, atenção, concentração, equilíbrio, percepção do próprio ritmo, coordenação de movimentos globais e específicos.

Entre poemas

Esse projeto oportuniza a formação de leitores por meio da literatura infantil. Tem como objetivo principal desenvolver o encantamento por diferentes poemas, essencial para o desejo de ler e escrever e para a formação do leitor. Prevê a interação de crianças de 3 a 5 anos na produção de um recital, o qual vai envolvê-las do planejamento à apresentação. Por meio dos encaminhamentos delineados para o projeto, as crianças têm acesso a essa natureza lúdica da linguagem.

África

O principal objeto do projeto é desconstruir visões estereotipadas sobre os africanos e afrodescendentes brasileiros, mostrando sua importância deles na construção das sociedades contemporâneas, priorizando os aspectos do contexto histórico-cultural da África, além de promover o resgate da herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.

Escola da Inteligência

UIRB buscou parceria com o programa Escola da Inteligência, desenvolvido pelo Dr. Augusto Cury. Com base na Teoria da Inteligência Multifocal – que estuda profundamente o conhecer da mente – o Programa ensina a gerenciar os pensamentos e proteger as emoções, na perspectiva de formar pessoas mais criativas, ousadas e, consequentemente, plenas e bem-sucedidas e não meros repetidores de informações. Os temas trabalhados trazem abordagens em âmbito psicológico, filosófico e sociológico. Os estudantes se sentem mais seguros e preparados, têm sua capacidade de concentração e atenção melhoradas. O aumento do respeito mútuo e da tolerância, bem com a diminuição da do Bullying, por exemplo, chegam como consequência de todo o preparo socioemocional que é o “coração” da metodologia adotada.

Outras atividades - Enriquecendo o dia a dia escolar

  • Música e Canto Coral: os estudantes da Educação Infantil participam de aulas de musicalização e canto coletivo, orientadas por um educador musical. O objetivo deste trabalho é desenvolver na criança capacidades em vivenciar e perceber diferentes sons, gêneros, estilos, ritmos musicais e cuidados com a voz.
  • Educação Física: as crianças da Educação Infantil participam de aulas de recreação, através de atividades físicas em forma de expressão corporal com o objetivo específico de promover a estruturação da motricidade da criança através de um programa educacional que atenda aos seus interesses, buscando o equilíbrio entre as necessidades individuais e coletivas, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal e espaço-temporal, para que a criança ‘possa perceber-se com autonomia e harmonia.