Ensino Fundamental

Ensino fundamental

O Ensino Fundamental da UIRB tem como proposta pedagógica central a ampliação dos conceitos e princípios, sejam eles cognitivos, afetivos, físicos, éticos ou sociais desenvolvidos durante a primeira infância. É nessa etapa que as relações interpessoais estão em alta, tornando-se então prioridade a construção e ratificação dos valores e posturas adequadas para um equilibrado convívio em sociedade.

O currículo foca-se na integralidade da formação, voltando-se para o aperfeiçoamento acadêmico e ampliação do trato nas situações vivenciais. Nesta etapa, os projetos pedagógicos representam práticas de complementação das atividades de sala de aula, as descobertas são valorizadas e as atividades em grupo estimuladas.

O respeito às diferenças e a compreensão de como cada jovem deve inserir-se na relação com o outro são trabalhadas, sem perder de vista a necessidade premente de aprofundar os conceitos basilares para a formação de um profissional ético e preparado para o mercado de trabalho.

Educação Infantil

Objetivos

Educação Infantil
  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, seu preparo para a cidadania e qualificação para o trabalho;
  • O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
  • O oferecimento de uma formação básica que possibilite e incentive o educando à continuidade de estudos posteriores.

Projetos Pedagógicos - Ensino fundamental

Pasta de leitura

A leitura é um instrumento imprescindível para qualquer momento da vida, pois está relacionada à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e de expressar. Além de desenvolver o senso crítico e proporcionar uma viagem ao mundo da imaginação.

Como parte do Projeto de Leitura desenvolvido durante o ano letivo, enviamos a Pasta da Leitura cujo objetivo é incentivar a leitura e a formação de bons leitores, bem como integrar a família nesse processo. Toda semana um(a) aluno(a) será sorteado(a), este(a) levará a pasta para casa e junto com sua família deverá escolher um material literário para levar à escola e socializar com os colegas. Pode ser um livro, uma receita, uma notícia de jornal e de internet, um gibi, uma revista, uma peça teatral que vocês assistiram ou um filme, ou até mesmo uma contação de história. O(a) aluno(a) deverá fazer o registro na folha que se encontra dentro da pasta.

A porta mágica da escrita e da leitura (1º E 2º ano)

A porta mágica é um projeto de literatura que se desenvolverá ao longo de todo o ano letivo. Neste projeto, semanalmente um aluno sorteado irá preparar uma produção relacionada a algum gênero literário que ficará em segredo para a turma até sua apresentação.

O objetivo deste projeto é aumentar o repertório literário dos estudantes com encantamento e ludicidade, apresentando-lhes a possibilidade de construção coletiva desse objeto comum da turma que será cuidado e alimentado por todos ao longo do ano de forma prazerosa.

Mostra Interdisciplinar

Promove a pesquisa e produção científica visando o diálogo entre diferentes áreas do saber. A temática é escolhida no início do ano e trabalhada ao longo do semestre pelos alunos, que buscam através de diferentes ferramentas aprofundar seus conhecimentos. É um processo longo e rico de experiências, tornando o aprendizado significativo.

Sarau Literário

O Sarau Literário é um evento de grande importância dentro do contexto escolar, pela sua relevância na construção do conhecimento e pelo envolvimento dos educandos em uma atividade prazerosa, que desperta o interesse pela arte em geral. Vem oportunizar o incentivo à leitura, à criatividade, e valorizar os talentos culturais e artísticos dos alunos.

Educação Financeira

O objetivo principal do projeto é contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, que aprendam a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente.

Além de criar condições para que nossos alunos, independente da idade, possam refletir a respeito da responsabilidade de cada um no planejamento e administração econômica, aprendendo a dar importância ao hábito de economizar e investir de forma consciente.

Vivendo Valores

Acreditamos que o processo educativo deve levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro. Diante disso, realizamos um trabalho interdisciplinar ressaltando a importância que tem a educação para a cidadania e enfatizando o aprendizado de valores morais e boas maneiras.

Resgatamos com nossas crianças valores como: respeito, amor, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao meio ambiente e patrimônio público, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida na escola, na família e na sociedade.

África

O principal objeto do projeto é desconstruir visões estereotipadas sobre os africanos e afrodescendentes brasileiros e mostrar a importância deles na construção das sociedades contemporâneas. Prioriza principalmente os aspectos do contexto histórico-cultural da África, além de promover o resgate da herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.

Canto Coral

Os estudantes participam de aulas de musicalização e canto coletivo, orientadas por um educador musical. O objetivo deste trabalho é desenvolver na criança capacidades em vivenciar e perceber diferentes sons, gêneros, estilos, ritmos musicais e cuidados com a voz.

Escola da Inteligência

UIRB buscou parceria com o programa Escola da Inteligência, desenvolvido pelo Dr. Augusto Cury. Com base na Teoria da Inteligência Multifocal – que estuda profundamente o conhecer da mente – o Programa ensina a gerenciar os pensamentos e proteger as emoções, na perspectiva de formar pessoas mais criativas, ousadas e, consequentemente, plenas e bem-sucedidas e não meros repetidores de informações.

Os temas trabalhados trazem abordagens em âmbito psicológico, filosófico e sociológico. Os estudantes se sentem mais seguros e preparados, têm sua capacidade de concentração e atenção melhoradas. O aumento do respeito mútuo e da tolerância, bem com a diminuição da do Bullying, por exemplo, chegam como consequência de todo o preparo socioemocional que é o “coração” da metodologia adotada.

Projetos Pedagógicos - Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

Feira Gastronômica

Momento em que os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio trabalham, de forma interdisciplinar, culinárias nacionais, regionais e internacionais, desde a elaboração das receitas até o processo de finalização, com uma maravilhosa degustação do que foi produzido pelos próprios alunos. Com isso pretendemos valorizar as culturas dos diferentes povos.

Roda de Leitura

Projeto desenvolvido com as turmas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, que tem como objetivo principal, despertar o hábito e prazer dos alunos pela leitura. Inicialmente, marcamos uma visita a uma Livraria para juntos adquirirmos uma obra literária, a qual será trabalhada em sala. Quinzenalmente os alunos trocam com seus colegas as obras, fazendo também um fichamento.

Mostra Interdisciplinar

Promove a pesquisa e produção científica visando o diálogo entre diferentes áreas do saber. A temática é escolhida no início do ano e trabalhada ao longo do semestre pelos alunos, que buscam através de diferentes ferramentas aprofundar seus conhecimentos. É um processo longo e rico de experiências, tornando o aprendizado significativo.

Sarau literário

O Sarau Literário é um evento de grande importância dentro do contexto escolar, pela sua relevância na construção do conhecimento e pelo envolvimento dos educandos em uma atividade prazerosa, que desperta o interesse pela arte em geral. Vem oportunizar o incentivo à leitura, à criatividade, e valorizar os talentos culturais e artísticos dos alunos.

Projeto Circo

Trabalhado e desenvolvido pela turma do 6º ano do Ensino Fundamental, visa destacar para os alunos as principais características sobre a história do circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido proporciona um ambiente favorável para que os educandos desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo, baseado não só na prática, mas sim em um contexto histórico, onde todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo sejam explorados.

Escola da Inteligência

UIRB buscou parceria com o programa Escola da Inteligência, desenvolvido pelo Dr. Augusto Cury. Com base na Teoria da Inteligência Multifocal – que estuda profundamente o conhecer da mente – o Programa ensina a gerenciar os pensamentos e proteger as emoções, na perspectiva de formar pessoas mais criativas, ousadas e, consequentemente, plenas e bem-sucedidas e não meros repetidores de informações.

Os temas trabalhados trazem abordagens em âmbito psicológico, filosófico e sociológico. Os estudantes se sentem mais seguros e preparados, têm sua capacidade de concentração e atenção melhoradas. O aumento do respeito mútuo e da tolerância, bem com a diminuição da do Bullying, por exemplo, chegam como consequência de todo o preparo socioemocional que é o “coração” da metodologia adotada.

Apple Education

Com a Apple Education, o estudante é estimulado a usar sua criatividade, por meio de recursos que ajudam os professores nessa tarefa. Além de produtos tecnológicos, o Programa oferece ferramentas, inspiração e currículos para uma aprendizagem inovadora.

A Apple Education utiliza iPad como ferramenta de ensino e Apps versáteis.

Utilizamos em nossa escola os programas "Todos Podem Programar" e "Todos Podem Criar", ambos desenvolvidos pela Apple.