Sistemas de Ensino

A UIRB trabalha com dois sistemas de ensino, a Plataforma SAS e o Sistema Positivo. Conheça melhor cada um deles:

SAS

A Plataforma Educacional SAS é um sistema de ensino completo, que oferece soluções personalizadas para todos os níveis da Educação Básica, procurando integrar o ensino à vida e, assim, levar o aprendizado ao seu máximo potencial.

Na UIRB, a partir de 2021 a plataforma SAS será utilizada com nossos alunos do Ensino Fundamental I e II e com o Ensino Médio, preparando também para os exames admissionais do Ensino Superior.

Com a SAS, a comunidade escolar tem acesso a material didático completo, com soluções integradas aos objetivos de uma educação personalizada e de excelência. Confira cada uma delas:

Ensino e Aprendizagem - Insumos para potencializar o modo de ensinar e aprender:

  • Conteúdos que possibilitam uma análise crítica da sociedade, com debates e troca de conhecimentos;
  • Materiais com apoio tecnológico alinhados à Base Nacional Comum Curricular;
  • Incentivos à interpretação e expressão de ideias, com aulas flexíveis que alçam o aluno ao protagonismo da aprendizagem.

Avaliações - Produtos voltados para a medição e evolução da aprendizagem:

  • Avaliações com diagnósticos precisos que promovem uma análise crítica do corpo pedagógico;
  • Foco na evolução constante de alunos e escola, com análise de dados e plano de estudos;
  • Tecnologia educacional que prepara os alunos para o desenvolvimento de projetos de vida e para o ingresso nas melhores instituições de Ensino Superior do país.

Formações - Serviços voltados a formar e desenvolver professores e gestores:

  • Relatórios de desempenho com análise de dados relevantes para diagnóstico da performance dos alunos;
  • Plano personalizado de acompanhamento individual dos alunos, com indicadores das lacunas de aprendizagem;
  • Encaminhamento metodológico e orientações didáticas, voltados para o desenvolvimento constante do professor.

Positivo

O Sistema Positivo oferece ferramentas e serviços que atuam em todas as etapas do processo educativo e da gestão escolar: relatórios e agenda com o Positivo On, eventos para capacitação de professores com o Um Dia Positivo, e cursos de formação com a Assessoria Pedagógica.

Na UIRB utilizamos o Sistema Positivo com os alunos da Educação Infantil, e nele contamos com as seguintes ferramentas:

Aprendizagem lúdica

Na Educação Infantil, fase tão importante da formação do aluno, brincar é a principal tarefa dos pequenos, pois é na brincadeira que eles descobrem o mundo à sua volta, comunicam-se e se inserem em um contexto social. E para aprender brincando o Sistema Positivo oferece aos alunos uma coleção didática especialmente formulada para a Educação Infantil, que promove o aprendizado por meio de experiências lúdicas, com jogos, brincadeiras, teatros e música. Além dos livros didáticos, a caixa com a coleção vira uma caixa-brinquedo, cujo material pode ser transformado em um mascote pelas crianças, tudo pensado para incentivar habilidades criativas, o desenvolvimento físico e a resolução de problemas.

Positivo On:

É o ambiente virtual do Sistema Positivo de Ensino, que apresenta um conjunto de tecnologias e recursos que potencializam o aprendizado e o engajamento dos estudantes que podem aprender de acordo com o próprio ritmo. Gestores, professores e famílias também são beneficiados com ferramentas específicas. Além disso, têm acesso a relatórios em tempo real com análises inteligentes sobre o desempenho do aluno ao longo de sua trajetória escolar.

Livros Digitais

Os livros digitais do Sistema Positivo de Ensino permitem a interação com o conteúdo por meio de ferramentas como vídeos, simulações e jogos, que facilitam a compreensão dos temas estudados e geram interesse para novas descobertas.

Realidade Aumentada

Por meio do aplicativo Realidade Aumentada Positivo, a câmera do dispositivo capta a imagem e gera projeções gráficas digitais que explicam visualmente o tema estudado. Essa interatividade causa imersão, deixando as aulas mais atrativas e enriquece o processo de ensino e aprendizagem, já que é possível demonstrar conteúdos complexos de maneira mais clara.

SAS Positivo